O objetivo do sistema de repositório para biblioteca, é de suma importância para as Instituições de ensino, pois visa gerenciar a sua própria produção acadêmica. Pois esta produção acadêmica deve ser compartilhada, pois a geração de conhecimento deve ser disseminado. 
Desde 2017, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibiliza novos instrumentos de avaliação de cursos de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior (IES). Nos termos do Instrumento de Avaliação de Curso de Graduação a Dimensão 1 – Organização Didático-Pedagógica estabelece que para obter conceito 5 no indicador 1.11 a IES deverá disponibilizar “repositórios institucionais, acessíveis pela internet”. Desta feita a existência de repositórios institucionais que preservarão a memória acadêmica e do registro do conhecimento da instituição é essencial devido a substanciais mudanças de paradigmas.
Repositórios Institucionais são parte dos instrumentos que permitem a instituições de ensino compartilhar, em forma de acesso aberto, as informações geradas pelos docentes, discentes e pesquisadores institucionais. Essa ferramenta, indispensável para a disseminação do conhecimento da comunidade cientifica brasileira, serve para subsidiar a autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos superiores, nos graus de tecnólogo, licenciatura e bacharelado, nas modalidades presencial e a distância (EAD) das instituições educacionais brasileiras.

 

Veja as possibilidades desta ferramenta

 

Repositório Integrado

  • Oferece em uma única interface, o melhor da produção acadêmica da IES proporcionando à comunidade científica material digital produzido localmente.
  • Possui alto desempenho, agilidade e produtividade para atender em tempo hábil às solicitações científicas e administrativas determinadas pelo MEC na Resolução de dezembro de 2017 e respectivos Instrumentos de Avaliação do INEP para repositórios institucionais científicos e acadêmicos.
  • É mais que uma ferramenta de gestão pois esta adequado com materiais digitais, estudos gráficos e bibliotemétricos que ajudam o gestor e o pesquisador em sua tomada de decisão tanto do dia a dia quanto em larga escala.
  • Apresenta lista de autores permitindo aos pesquisadores ter acesso rápido à sua produção institucional em qualquer nível de controle de autoridade: autor, coautor, orientador, normalizador, regista, entre outras.
  • Permite buscas específicas que facilitam a valorizam o entendimento do avaliador do MEC, durante as visitas de verificação na IES, uma vez que o sistema pode filtrar os resultados da pesquisa por curso ou disciplina de acordo com os conteúdos curriculares, previstos nos PPC’s.
  • Está integrada à mais nova ferramenta Google dataset search para indexação das informações contidas no repositório que poderão ser vistas por pesquisadores externos à plataforma automaticamente.
  • Está integrada a busca indexada ao Google. O serviço de indexação automática de campos como título, subtítulos, autoridades, palavras chave etc. envia os termos indexados pela IES diretamente para o Google.  Assim, um termo que foi pesquisado na internet e tiver sido indexado no Repositório aparecerá nos resultados de busca do Google. Isso eleva o posicionamento da página da instituição no Google, independente de impulsionamentos pagos e potencializa a visualização da IES.
  • Está integrado ao Google analytcs para utilização de informações geoestratégicas de acesso ao sistema no Brasil e no mundo. 
  • Disponibiliza indicadores para a gestão e para o marketing institucional por meio dos dados do Google analytcs armazenados permitindo que a IES utilize para direcionar  ações de captação de alunos de acordo com o público identificado, localidades de concentração, perfil sócio-econômico e outros indicadores. Podemos considerar, inclusive, que estas informações e indicadores se assemelham ás mais modernas metodologias de mídia digital atualmente utilizadas como por exemplo Data Mining, Big Data, Social Listening e Pesquisa Gamificação.

 

Podem ser depositados no Repositório os seguintes documentos:

  • Documentos eletrônicos em geral
  • Artigos científicos avaliados pelos pares
  • Teses de doutorado
  • Dissertações de mestrado
  • Monografias de cursos de especialização lato sensu
  • Trabalhos acadêmicos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação
  • Livros
  • Capítulos de livros
  • Periódicos
  • Artigos
  • Objetos de aprendizagem
  • Recursos educacionais abertos, entre outros

 

A instituição terá os seguintes benefícios:

  • Garantia da preservação da produção da instituição
  • Economia e segurança com o armazenamento da documentação eletrônica
  • Atendimento aos requisitos de apresentação e preservação de documentos de acesso aberto exigidos pelo MEC
  • Aumento da divulgação das pesquisas institucionais
  • Disponibilização de grande volume de documentos sem impacto relevante nos custos de arquivamento
  • Extensão da visibilidade e do prestígio da instituição
  • Fornecimento de acesso à pesquisa desenvolvida em todo o mundo
  • Maximização do impacto da produção científica desenvolvida
  • Acesso à um repositório central para o trabalho do pesquisador.

     

     

É possível gerar os seguintes relatórios:

  • Autoridade
  • Assunto
  • Títulos
  • Acessos
  • Pesquisas por curso e disciplinas.